O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) corresponde a uma faixa litoral de 2 Km de largura, que se estende desde S. Torpes até ao Burgau. Tem uma área total de cerca de 131000 ha.
Esta área protegida possui uma grande variedade paisagística e uma elevada biodiversidade. O clima - com influências atlânticas e mediterrâneas - bem como os diversificados substratos geológicos contribuem para a existência de uma enorme quantidade de espécies endémicas.
O percurso pedestre de pequena rota Zambujeira do Mar - Azenha (link) apresenta características representativas deste Parque Natural: as falésias escarpadas a recortar o mar, os barrancos profundos, onde por vezes correm cursos de água e as praias, com ou sem areal.
Este percurso tem início junto à Capela de Nossa Senhora do Mar.
Para começar, desce-se em direcção à praia da Zambujeira e depois sobe-se por um trilho que segue pela arriba.
À medida que se caminha, descobrem-se belíssimas praias abrigadas por rochas imponentes.
Algumas destas rochas são tão recortadas, que mais parecem esculturas misteriosas.
Em relação ao caminho, os declives são pouco acentuados. Predominam os caminhos de pé posto com areia. Umas vezes o trilho passa mesmo pelo extremo da arriba, outras vezes avança para o interior.
Aqui é possível observar a vegetação rasteira típica desta região, como por exemplo a camarinha, com as suas bagas brancas.
Por fim, deixa-se aqui uma sugestão: embora estejam indicadas 3 horas como duração deste percurso, demorem mais tempo. Apreciem a paisagem, tirem fotografias, façam um picnic. Se o tempo o permitir, também é boa ideia alternar a caminhada com uns mergulhos no azul intenso daquele mar.~
mais informação sobre o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário