Mondoñedo é uma das sete províncias do antigo reino da Galiza e deve a sua origem à construção da catedral que veio pôr termo a uma alternância da sede de bispado entre Mondoñedo e San Martín. Por se encontrar no litoral, San Martín estava mais vulnerável aos ataques de corsários.
A catedral que se nos apresenta actualmente é o resultado de uma série de remodelações que foram feitas ao longo do tempo, desde a sua fundação, em 1112. A fachada é em pedra dourada, as torres são barrocas, a rosácea tem vitrais do séc. XIX, o portal é em estilo românico e os claustros são do séc. XVII. No interior encontra-se a imagem de Nuestra Senhora, La Inglesa, que foi salva da catedral de S. Paulo (Londres), aquando do incêndio de 1666.
Pela cidade encontramos uma grande quantidade de casas brasonadas e varandas envidraçadas, as quais conferem alguma leveza à arquitectura tradicional em granito.
![]() |
Tarta de Mondoñedo, feita com doce de abóbora e amêndoa |
Começámos o dia seguinte com uma visita à basílica menor de San Martín de Mondoñedo, a mais antiga catedral de Espanha.
Como foi dito, devido às investidas de piratas normandos, a cátedra transladou-se para Mondoñedo.
O transepto possui magníficos capitéis esculpidos, onde figuram cenas bíblicas.
Nesta igreja encontram-se também os frescos mais antigos do românico espanhol.
Depois de nos abastecermos de água santa da fonte de Zapata, seguimos para a cidade de Viveiro, onde ainda restam três portas da muralha que rodeou a cidade medieval.
No seu interior as ruas estreitas conduzem o visitante a praças acolhedoras, lojas de comércio tradicional e livrarias.
A algumas centenas de metros da cidade, encontra-se a Playa de Covas, com umas exquisitas formações rochosas, que dão pelo nome de Os Castelos.
Depois de uma pizza "quatro queijos" numa esplanada próxima, regressámos ao nosso "Almacén".
dormimos aqui : O Almacén
Nenhum comentário:
Postar um comentário