quinta-feira, 14 de maio de 2015

Fuseta

Fuseta é uma freguesia localizada no litoral do Sotavento Algarvio, distrito de Faro, concelho de Olhão. Faz fronteira com Moncarapacho, Tavira e com a Ria Formosa.
Começou por ser um local onde os pescadores construíam cabanas para guardar o material necessário na pesca de armação. Com o passar do tempo, o número de cabanas foi aumentando e os pescadores acabaram por se fixar.

Actualmente a pesca ainda é a actividade principal.

Aqui, as casas tradicionais têm forma cúbica e são encimadas por açoteias - terraços - onde sobressaem as "chaminés algarvias", esguias e ornamentadas. Também são frequentes as casas com platibanda decorativa.

Estes dois elementos, a chaminé e a platibanda, são característicos da arquitectura popular algarvia.














A Igreja Matriz foi construída no século XIX e situa-se no ponto mais alto da Fuseta, no local onde existiu a primitiva capela dedicada a Nª Srª do Carmo. Facilmente avistada a partir do mar, a torre da Igreja funciona também como farol.


Diz o povo que, há muitos anos atrás, se levantou um forte temporal, quando os pescadores se encontravam no alto mar; em terra, as mulheres, desesperadas, fizeram uma enorme fogueira no adro da igreja, ponto mais alto da povoação, procurando orientar os seus homens no caminho certo de regresso.
Dos barcos no mar alto, os pescadores viram a luz distante e a imagem de Nossa Senhora do Carmo, que os acompanhou até chegarem sãos e salvos a terra fina.
Tudo isto se terá passado num dia 16 de Junho, e até hoje faz-se anualmente a fogueira no adro da igreja, honrando a sua padroeira, ponto mais alto dos festejos da Fuzeta, que decorrem de 1 a 17 de Junho.



FRAZÃO, Fernanda Passinhos de Nossa Senhora - Lendário Mariano Lisboa, Apenas Livros, 2006 , p.59

(encontrado aqui)









Linha do Algarve. Passamos uma das duas pontes que sobrevoam o caminho de ferro e alcançamos uma zona habitacional mais recente, com ruas mais largas, retalhos de campo, o Fuzeta Ria Resort e uma visão maravilhosa da praia da Fuseta e das salinas. 






















Depois de um passeio circular, voltamos ao centro, atravessando a ponte que passa sobre o apeadeiro Fuseta A.








É hora de almoço. Junto ao mercado municipal ou na zona de restaurantes perto do campo de jogos existem boas e variadas opções para matar a fome.






ver também:








Nenhum comentário:

Postar um comentário