sexta-feira, 4 de setembro de 2015

#Faro

Primeiro, uma breve caminhada pelo Jardim da Alameda João de Deus, um agradável espaço verde com relvados convidativos e algumas esplanadas.







Depois, uma paragem na cafetaria da Biblioteca Municipal António Ramos Rosa que fica mesmo ali, no jardim, e apresenta uma bonita fachada neo-árabe.


Aqui passamos cerca de uma hora para carregar o telemóvel, pôr conversas em dia e pesquisar "coisas para fazer" em Faro.
Sem um plano muito definido, saímos em direcção ao centro.
Pelo caminho (Rua de D. Tereza Ramalho de Ortigão), um troço de muralha seiscentista, construída para proteger a cidade de uma eventual invasão espanhola; 


casas em estilo Arte Nova; 



e um inesperado painel de azulejos representando S. Francisco de Assis.


Avistamos finalmente o Arco do Repouso que dá acesso à Vila-Adentro. Terá sido por  esta entrada que D. Afonso III conquistou  a cidade a 27 de Março de 1249.



Nesta zona histórica passamos apenas pela Sé e pelo Paço Episcopal (desta vez não entramos) e depois pela Porta Nova (séc. XVI) que nos devolve à Ria Formosa.





Caminhamos um pouco junto à linha do comboio até voltar a entrar na Vila-Adentro pela porta que fica junto à antiga Fábrica da Cerveja.


Atravessamos novamente esta zona, de regresso ao Arco do Repouso, a partir do qual nos dirigimos para a baixa, onde procuramos uma esplanada para descansar durante a hora de almoço. Difícil  é escolher, pois são inúmeras as opções.








Filipa





Nenhum comentário:

Postar um comentário