Este percurso começa no miradouro da Vista do Rei, de onde, em 1901, o rei D. Carlos avistou a Lagoa das Sete Cidades pela primeira vez.
Do miradouro parte um caminho de terra batida que percorre a cumeeira da caldeira do vulcão das Sete Cidades, contornando a ponta sudoeste da ilha.
Assim, conseguimos observar, de um lado, o litoral com as vilas da Candelária, Ginetes e Várzea...
e do outro, as Lagoas Verde e Azul e a Caldeira Seca, uma pequena cratera rodeada por cedros e com um amplo campo de pastagem no seu interior.
À medida que avançamos, a paisagem vai mudando: na zona litoral passamos a avistar a freguesia dos Mosteiros com os seus quatro ilhéus e...
....para o interior, a Caldeira do Alferes, uma cratera bem maior do que a anterior, que nas estações mais chuvosas ganha um lagoeiro.
Neste dia foi fácil observar algumas aves: alvéola, estrelinha, pisco de peito ruivo.
Na beira do caminho, bosques de incenso, cedro, azevinho, conteiras e matos de urze.
Este caminho termina numa estrada alcatroada, junto ao miradouro da Lomba do Vasco, onde parámos para um picnic.
Prosseguindo alguns metros pela estrada, e contornando a Caldeira do Alferes, surge à esquerda mais um caminho de terra batida que segue até às imediações da Casa da Seara, um solar rural construído em basalto, rodeado pelo verde das pastagens.
Após um cruzamento onde viramos à direita, o caminho começa a descer em direcção ao lago vulcânico das Sete Cidades, o qual, nos dias de sol ao entardecer, se enche de cores.
Segue-se um pequeno desvio: andando pela margem da lagoa...
...chegamos ao túnel (construído entre 1930 e 1937) que permite escoar as águas da lagoa para a freguesia dos Mosteiros, de modo a evitar a subida do nível da água, bem como a ocorrência de inundações na Vila das Sete Cidades.
Já no centro da vila, passeamos por ruas de casas tradicionais, com chaminés altas e rectangulares, fornos de pão e granéis de pés altos.
Chega a hora de jantar.
Seguimos em direcção à freguesia de Feteiras para provar os filetes de abrótea do restaurante Arruda.
lenda da Lagoa das Sete Cidades: http://www.lendarium.org/narrative/lenda-da-lagoa-das-sete-cidades/
Nenhum comentário:
Postar um comentário